segunda-feira, 26 de março de 2012

O iluminado, de Stephen King

 Mulher que vira máquina e zumbis que perambulam pela rua. Esse é duas das sinopses que li, de mau gosto, de Stephen King aquela manhã na biblioteca. Achei tudo aquilo fantasioso demais, esperava algo mais real e, com isso, me decepcionava com o autor. Claro que é apenas duas, entre várias, de suas criações, o que não indica que todas vão pra esse lado também. Só quero ressaltar que me decepcionei com ele naquele primeiro contato. Dos cerca de cinco livros que tinha ali, apenas um se salvou na minha opinião. O Iluminado. Sobre espíritos, era menos fantasioso que zumbis ou mutações fantásticas.
 O Iluminado gira em torno da família Torrance. Jack Torrance, que já viveu, o drama do alcoolismo, ainda está em processo de reabilitação social e familiar. Já tendo se metido em várias confusões, perdido o emprego e, o que mais o perturba, machucado uma vez o seu filho, ele agora está ''limpo''. Querendo ajudá-lo, seu amigo Al arruma pra ele um emprego sossegado, onde ele pode se recuperar totalmente longe da sociedade, das tentações, além de poder terminar seu livro e realizar seu sonho de ser escritor. Jack seria zelador do hotel Overlook na temporada de inverno, quando ele fecha suas atividades. Então, junto a sua mulher Wendy e seu filho Danny, prepara as malas e vai ao mal-assombrado hotel, na nevasca estação.
 O autor cria um cenário com um hotel tenso, um gigante aprisionando três pequenas criaturas em seu interior. Um lugar com um silêncio ressonante, retumbante... angustiante. Pelos corredores, imagens perturbadoras são vistas pelo menino Danny, o iluminado. Os pais vão percebendo que aquele lugar não é comum, que não faz bem ao garoto e, aos poucos, também vão se tornando sensíveis quanto às almas existentes no lugar que agora moram.
 O escritor vai se aprofundando, vai tornando toda essa atmosfera cada vez mais tensa, até chegar o momento em que você tá lendo, assustado, com uma mão na boca, temendo o que acontece a seguir. Ele faz jus a seu título de Rei do Horror! Apesar de ainda continuar fantasioso, o que é o perfil dele, me surpreendeu.
 O Iluminado foi lançado em 1997 e King anunciou, ano passado, uma continuação do livro.

Download

Nenhum comentário:

Postar um comentário